PODCUMÊ #19 – PODCAST, TODOS OS PODCASTS

vitrine-podcume19

Ei tio…

Estamos de volta mais uma vez para falar sobre essa paixão nacional que são os podcasts! Está no ar a segunda parte do podcast sobre podcasts que não é o Metacast: o PodCumê #19! Marcelo Salgado, Isabela Cabral (nos e-mails), Jurandir Filho, Dudu Sales, Jabour_Rio e Eduardo Moreira voltam para terminar o papo sobre a podosfera, as influências, o incentivo dos comentários e sobre o apocalipse. Ãh?!

Neste programa descubra de que pirata carioca é a culpa por toda a polêmica, quem é o Tom Cruise do podcast brasileiro (ou não), quando Dudu Sales perdeu a crença na internet, quantos programas Papo de Gordo vão ao ar por ano, quem vive de ler a Wikipedia, qual a coisa mais burra do mundo e, finalmente, quanto tempo resta ao podcast brasileiro.

PROMOÇÃO! Ouça, comente e concorra a um exemplar lacrado do “A Sociedade do Anel”, o primeiro volume da trilogia Senhor dos Anéis, cortesia do nosso ouvinte Wesley! Quem comentar neste post estará concorrendo e o ganhador sai no próximo PodCumê!

RE-CUMENDO

METACAST #23 – Por que os podcasts acabam?

MAPA DO BRASIL, visto pelos paulistas (e cariocas)

TEIACAST – Diretório de podcasts do Rafael Portillo

DIGITALMINDS, por Danilo Medeiros – Primeiro podcast brasileiro

TWITTER DA EQUIPE CUMÊ

Marcelo Salgado, Isabela Cabral, T3chm4n

41 Comentários em “PODCUMÊ #19 – PODCAST, TODOS OS PODCASTS”

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Leo Farias and Marcelo Salgado, Cumêcamão. Cumêcamão said: PODCUMÊ #19 – PODCAST, TODOS OS PODCASTS: Ei tio… Estamos de volta mais uma vez para falar sobre essa paixão n… http://bit.ly/UKPle [...]

  2. A Aguardada segunda parte finalmente! Baixando pra ouvir as polêmicas e curiosidades da 2ª geração.

  3. Almighty says:

    Hum, Podcumê!

  4. Helena Sousa says:

    Ai Isabela, idade??!!! Que chato :p
    Era no email ou aqui, ah tanto faz né!
    Sou de Brasília, ou melhor, estou em Brasília, pois sou paulistana, e tenho 41 anos. É, sou da geração que curtiu muito os anos 80! :)

    Uma curiosidade minha:
    Por que a maioria dos homens que gravam podcast falam tanto palavrão?! Não, não tenho nada contra. Não sou “puritana”, eu tbm solto os meus ás vezes, mas acaba acontecendo que muitos desses que ouço, não posso ouvir sem fone de ouvido. Impossível!. Meus filhos normalmente estão por perto….

    Como sou nova, só no mundo da podosfera :p, ainda não entendi essa coisa toda que vcs comentam sobre “as confusões”, os desentendimentos etc.
    Mas acredito que seja coisa do ser humano mesmo né, existe algum lugar onde vc convive com outras pessoas em que o clima ou a convivência seja sempre maravilhosa? Desentendimentos acontecem em ambientes de trabalho, em família, entre amigos, puxadas de tapete…e nem vou citar as piores coisas.
    Acho que em tudo isso, o que mais falta, é educação e respeito!.

    Seria tão bommmmm se colaborar com Blog e gravar podcast colocasse grana no bolso né :p. A gente faz só por prazer mesmo! :)
    Mas é bem isso mesmo, são os comentários que nos deixam felizes e motivados.
    Comentários que não são favoráveis ao que fazemos, mas que sejam realmente críticos, é sempre válido. Só é chato, aqueles ataques “gratuitos”…..

    Sou da turma que os comentários são sim, uma das coisas essenciais que motivam alguém a continuar com podcast. Se vc faz, sempre, e não recebe um comentário, como fica?! Claro que não depende só disso….mas que é um dos itens essenciais, é sim!

    Mãe ouvindo podcast! Que bacana! Fiquei tão triste qdo fui contar pra mãe, irmã, que eu estava colaborando com blog, fazendo revisões, e gravando podcast, recebi um hã…tão desinteressado….
    Meus filhos aqui ouvem, marido nem tanto… mas aos menos tenho os leitores e ouvints que dão aquele retorno maravilhoso!! :D

    Óia, a risada da Isabela.

    Fim do podcast, sei lá..sempre aparece gente nova pra ouvir, será que acaba mesmo? Ás vezes a gente tem essa sensação, que não teremos mais “temas”, mas sempre vem aquela “luz”.

    Marcelooooo, 3 horas de gravação? Então vc editou muito! :p
    Passou muito rápido!!

  5. Willtage says:

    Poxa, cara… Vou começar a acompanhar de verdade esse podcast. Tinha escutado o seven parte – 2, e o do Fabio Barreto. Agora esse ai especial de podcast e viajei. Vou começar a acompanhar…
    abs!!!

  6. Dae galera cumê!

    A continuação foi tão boa quanto a primeira parte. Parabéns!

    Fico feliz em ver meus podcasts favoritos se dando bem na podosfera. Vendo o papo de gordo, o bau pirata e os moreira-casts faturando um pouquinho. Grandes como NC e RC já estão consagrados e merecem todo nosso respeito e admiração. Parabéns à todos e VQV! :D

    Grande abraço!

  7. C.Y.B.O.R.G says:

    Poxa amigos, a continuação ficou excelente!

    Devo admitir que esses dois episódios sobre podcast ficaram altamente instrutivo, polemico e bem bacana.

    Parabéns e valewwww

  8. Carlos Andrade says:

    Mto bom este 2 ultimos podcasts. há 1 ano, mesmo viciado em tecnologia eu desconhecia os podcasts, pois qdo comecei a ouvir falar (como comentado por vcs) em 2006/2007, EU achava q era algo só para quem tinha IPOD, como tenho um IFoston me vi excluido. Parabéns pelo trabalho de vcs, a inclusão digital passa por isso, é tb esse tipo de discussão e não só orkut e msn!
    Abraços
    Carlos

  9. Mafalda says:

    Interessante… hehe
    Apenas para falar sobre o público, foi confirmado na Podpesquisa que o publico que escuta Podcast é em sua maioria de homens.

    E pela pesquisa mostra que as mulheres que escutam Podcast escutam o Monacast, aliás o Monacast era o podcast com maior porcentagem de mulheres ouvintes do que o geral.
    E muitas passaram a escutar podcast por causa do podcast da Monalisa de Pijamas. A pesquisa veio a confirmar o que já sabiamos pelos emails e conversas com as ouvintes.

    Pessoal fala muito de temas e foco, mas quero ver os homens fazerem um podcast cuja maioria ouvinte sejam mulheres.

    é um bom desafio.

    Bjs

  10. Leo says:

    Galera do Cumêcamão,

    Achei super interessante mais uma vez o tema. Como sempre foi bem abordado, e que concordo plenamente em algumas coisas que são ditas e discordo completamente em outras.

    O estado do podcast brasileiro: Primeiramente eu acho que é importante os podcasts que existem não cometerem os erros da primeira geração e continuarem fazendo a mesma coisa, e ficar falando que “nós começamos isso e que nós começamos aquilo”. Como ouvi o Jurandir falar que começou várias coisas incluindo a interatividade com os usuários via Tinychat. Pode ser coincidencia, porém a primeira vez que eu vi o Jurandir em um tinychat foi no do Alienigenas e estavamos mostando como funcionava. Nem por isso eu vou achar que quem começou foi “A”ou “B”. Depois disso acredito que o Toscochanchada fez varios tinychats e até o pessoal do Monalisa também, mas sempre chega um podcaster e fala que eles “foram os primeiros”, então todo mundo que vem depois está copiando. Ninguem criou isso, o Tinychat é uma ferramenta que usamos com ideia de poder interagir com os ouvintes. Essa coisa de sempre querer rotular com “quem começou isso foram nós” mostra como o podcast brasileiro não evolui, não muda a formula.)

    Os podcasters brasileiros estão na hora de aprender uma palavra… e essa palavra é “Irrelevância”. Hoje vindo com pouco tempo de podcast nas costas, vejo que a primeira geração é irrelevante, para o pessoal que começou agora, não deixaram nada mais do que um clima ruim na podosfera e que não tem impacto nenhum em muitos podcasts que estão começando agora. Me desculpem se ofendo alguém, mas isso ao meu ponto de vista, e de muitos outros começando agora, isso é a verdade.

    Sim, existem podcasts que imitam o Nerdcast, e acredito que também Rapaduracast, mas eu acredito que tem que parar “eu fiz isso, o primeiro foi esse…” e começar a mudar e evoluir, POIS OS MAIORES PODCASTS DO BRASIL AINDA NÃO FORAM CRIADOS AINDA!

    Concordo muito com o que dizem, e acredito que quando o Jurandir, Dudu, Jabour, e o Moreira falam de podcast, e dizem que vai acabar, isso mostra um conceito errado sobre a midia. Acredito que o formato “temático” no podcast irá acabar, como o Jurandir Filho disse “demora muito tempo pra estudar um tópico” e acredito que isso é o maior problema do podcast brasileiro e isso me leva a proximo ponto:

    Cade os especialistas? Quando comecei um podcast com o Alvaro e a Carol, sempre fiz questão de não ser um podcast sério pois acredito que você tem que ter uma credibilidade no assunto antes de ser abordado, ou trazer pessoas especialistas no assunto e discutir com eles, que é o que eu gosto do PodCumê. Mais vejo a maioria dos podcasts brasileiros fazendo temas que o pessoal não tem nem ideia, sobre o que é, e acaba tendo que estudar e pesquisar logo antes da gravação, e isso que gera um ECO gigante no podcast brasileiro. Se o Jurandir fala que podcast vai acabar, não sei se ele fala do Rapaduracast ou do podcast brasileiro, concordo que esses podcasts temáticos, onde todo mundo é especialista irá acabar. E que a maior influência do Rapaduracast e o Nerdcast não é de como eles fazem podcast, mas de conseguirem mostrar que existe uma audiência para o podcast nacional!

    Acho a discussão importante, mas chega um ponto que precisamos parar de falar e começar a fazer! Aqui vai para um novo começo!

    Como sempre ótimo tema e grandes convidados!

    Abraços

    Leo

  11. “UMBIGO!!! UMBIBO MEU NOME É ESPELHO!!!!!”
    ahuahuahuahuahuaahuahuahu

    joh
    sp
    30 anos
    designer

  12. Em uma reunião com Jurandir Filho, Dudu Sales, Jabour_Rio e Eduardo Moreira, grandes nomes da podosfera brasileira, só poderia sair coisa boa.
    Foram os 63 minutos e 26 segundos mais rápidos que passaram enquanto eu ouvia um podcast. Podcast esse que poderia ter facilmente mais 60 minutos que não ficaria cansativo de ouvir.
    Creio que talvez o formato venha a ser mudado, mas o podcast em sim não vai acabar… sempre existem novos surgindo e outros terminando suas atividades… sempre há uma renovação.
    E uma tendência que percebo estar aparecendo atualmente é a qualidade em que alguns podcasts estão começando. Já começam com ótima edição, ótimo tema e a tendência é melhorar ainda mais… isso é um fôlego a mais para a podosfera brasileira…
    Sobre comentários… desde quando comecei a ouvir podcasts que sempre deixei um comentário, nem que fosse algo curto… por sentia que isso era importante para quem esta fazendo o podcast. Era um incentivo. E agora, depois que assumi a coluna podmania, mesmo não sendo um podcast, já sinto a importância dos comentários ali postados, nem que seja um agradecimento, um elogio, uma crítica. Mas é isso que agora me incentiva a estar semanalmente escrevendo aquela coluna. A também saber que por intermédio dela várias pessoas estão descobrindo podcasts que não ouviam. Então, agora eu “sinto na pele” a importância de um feedback, e isso só me incentiva a comentar mais ainda nos podcasts que eu ouço.
    Enfim… esse podcast ficou fantástico. Um incrível elenco participando.
    Mesmo que após 2012 irão ouvir e dizerem: “Como os podcasts eram obsoletos a tão pouco tempo atrás… ainda usavam aparelhos eletrônicos para poderem gravar e ouvir!!!”
    Abraços…

    Ps.: Marcelo, logo no início, nos comentários, vc diz que o Marcos Botelho é do JV na Estrada, depois a Isabela fala e quando você volta a falar diz que o Marcos Botelho é do Negação Lógica… quando o correto é o Mestre Chaplin.

  13. D.L says:

    Quase 4 da manhã e eu ouvindo podcasts buscando conhecimento na hora de gravar, editar e divulgar o meu. Será que eu gosto de podcasts?

    Descobri o podcast de vocês agora, em uma twittada do Juras. Gostei muito do conteúdo e posso dizer que foi uma verdadeira aula para um iniciante como eu, que estou planejando um podcast. Sou ouvinte do NerdCast há muito tempo, comecei a ouvir o NowLoading desde seu sexto episódio e era ouvinte “stalker” do falecido GameCast, que foi o primeiro podcast de games no Brasil a fazer um relativo sucesso.

    O Jurandir me fez entender o que é gostar DE podcast, ao invés de gostar de ALGUM podcast. E eu apenas descobri que gosto demais de podcasts recentemente, quando comecei a fuçar muitos links espalhados pelos sites e blogs da podosfera, o próprio rapaduracast eu só comecei a ouvir recentemente. E descobri que antigamente eu não gostava DE podcast, pois os links, as citações e as recomendações do Rapaduracast foram jogadas na minha cara por todo esse tempo em que só ouvia Nerdcast, NowLoading e Gamecast.

    Infelizmente eu sou um mero mortal e não consigo acompanhar tudo, mas estou tomando muito do meu tempo para me divertir com vários podcasts diferentes e estou adorando este novo mundo que estou conhecendo. Ganharam um fã, não só vocês, mas vários podcasts como MRG e PirataCast me conquistaram como ouvinte assíduo.

    Muito obrigado pelo conhecimento passado, tanto do Juras como de todo o staff maravilhoso de vocês.

    Teria muita coisa a mais para dizer aqui, porém preciso dormir.

    Um abraço gigantesco e muito sucesso!

  14. D.L says:

    Desculpa pelo double, esqueci os dados:

    William Souza
    20 anos
    Aspirante a Web Designer
    diretamente de Jundiaí/SP

  15. [...] Enfim, saiba mais do que estamos falando clicando aqui (ou na imagem deste post). [...]

  16. Difícil esse desafio Mafalda!

    Ainda fico triste pelo fim do Monacast, entendo, mas fico triste.

    Quero só ver a reação dos fanboys de plantão.

    Parabéns mais uma vez pelo cast.

  17. galera!
    ouvi 2 vezes o cast
    ontem trampando em casa na madruga
    hj trampando de ressaca de ontem! rsss
    TAH MUITO BOM!

    realmente
    o time criado aqui para essa edição dupla criou um conteúdo histórico!
    E TODO MÉRITO ao cumêcomamão, q teve a idéia e com seus dotes networkísticos, reuniu essa galera para falar de uma forma livre o q pensa. Foi criado um marco.

    mas o q passou, passou?

    sinceramente,
    acho q quem é consumidor de podcast tá pouco se lixando pra essas intrigas de bastidores (AINDA BEM!!!)… e até criarem uma revista “CARAS-podosfera brasil” (ahuauhahu), não interessa a ninguém o que rolou nos fóruns obscuros do final dos anos 90. Realmente, se essa rança não precisa ser requentada (como entendi ser a conclusão da conversa), então a rança é passado – é história, e cabe a nós: os ouvintes e aos produtores da nova safra (q já comeu a antiga safra com farinha), tocar essa comunidade da melhor forma possível, criando algo um pouco melhor, receptiva para quem está chegando pra ouvir ou produzir. (tb perdi a fé… mas na MASSA! o indivíduo ainda tem chances!!! ahuahuahu)

    podcast hj é muito fácil de ouvir
    trabalhoso para se produzir
    mas isso cria uma seleção natural que só faz bem na média final
    pq acaba sendo feito por quem tem MUITA vontade
    isso traz ALMA pra coisa

    acho q esse capítulo do podicumê, apesar dos momentos (engraçadíssimos) de desespero, é um manifesto de AMOR ao tema PODCAST
    um manifesto GRITADO por quem já rodou “um pouquinho” pelo assunto e mesmo q se agora já cansado, asfaltou uma AVENIDA pra quem tá chegando cheio de raça e tesão de se expressar e gritar pra quem quer ouvir. Q venham novos podcasts!!!

    obrigado aos participantes – OBRIGADO MESMO!!! (pela sinceridade, disposição e abertura – OPENED MINDS)
    obrigadasso ao podicumê!!!!

    ps.: qdo rolarem os processos por calúnia e difamação dá um toque pra gente ir assistir às audiências!!! vai ser engraçado! sobe “eye of the tiger” huauhahuahuahuahuahua

  18. Oi, Isabella e meninos..

    Adorei o cast! Graças ao Twitter, fiquei sabendo da segunda parte e corri pra ouvir ele completo.

    nem preciso dizer que adorei! Como disseram aí em cima, passou muito rápido e pra mim foi bem interessante porque é algo que será muito útil no meu TCC.

    Fico muito feliz pelos Podcasts que têm me feito aprender e ser cada dia melhor nos que participo. (Iniciativa Dharma e Podscast)

    Quero aproveitar pra elogiar a edição. De todos os que ouvi, nenhum deixou a desejar!

    Bjos

  19. LeonardoBob says:

    o podcast estava otimo, mas senti falta dos salgado e da isabela falando nele, entendo que os participantes eram o foco, mas nesta segunda parteo sr. salgado nem falou
    anyway o podcast estava bom
    abraço

  20. Willtage says:

    Legal também fazer um podcast com os ouvintes de podcasts, rsrssrrsrs…
    Seria massa selecionar ou sortear a galera que acompanha sempre a podosfera e fazer um programa via skype. Não tô me escalando, só tô dando uma sugestão, rrsrsrsrsrsrrss…
    Abs!!!

  21. Marcelo says:

    @Helena Sousa sim, eu editei como um condenado… rs. Quanto aos palavrões, você tem toda a razão. O PodCumê começou como um grande hobby, por isso não me preocupava com isso. Mas acho que é uma questão de respeito aos ouvintes então vou corrigir isso. Obrigado pelo feedback!
    Ah, e eu tenho quase 30 e também curti os 80’s. Somos todos jovens! :P

    @Leandro Hubo obrigado, cara! São sentimentos assim que deveriam proliferar na podosfera e nos ouvintes. Todo mundo feliz com o sucesso do próximo!

    @C.Y.B.O.R.G Valeu! Queríamos um podcast reflexivo, mas não pesado, provocativo, mas engraçado. Legal que a galera tenha gostado, assim aprendemos a buscar sempre o melhor!

    @Carlos Andrade Obrigado, velhinho! Ah, e obrigado também por ser o único, até agora, que pegou a gag com o Moreira no primeiro episódio… eheh. Se mais alguém pegou a piada citando um famoso seriado infanto-juvenil, menifeste-se!

    @Mafalda belo desafio você propôs! Acredito que no cenário atual, seria impossível. Mas é justamente aí que entram os empreendedores, onde ninguém tentou ainda, então…
    É inegável a contribuição de vocês à podosfera nacional e esperamos que vocês reapareçam, se não no #novoMonacast (olha que essa tag pega, hein?!), em participações especiais…

    @Leo Caraca, que polêmico! Rs… Concordo com a sua visão de “ação”, em vez de “reação”. Parar de falar dos outros e arregaçar as mangas é o primeiro passo para ser relevante em alguma coisa. Massa! Novamente um A.N.A. trazendo excelentes pílulas de sabedoria empreendora… rs…

    @Joh percebo que você pegou ironia com o umbigo… rs.
    E o seu comentário roteirizado e com trilha (Eye of the tiger) foi sensacional… ahaha.

    @Samuel “Krato” Varela você é e sempre foi um dos pilares dos pod-ouvintes, o ouvinte ideal. Sua opinião é sempre relevante! Quanto ao meu epic fail, vou corrigir no próximo programa. O feed back foi tão bom e tão grande que eu tive de fazer uma pauta para a leitura de e-mails. Na hora de escrever realmente me confundi… Mil desculpas ao pessoal do Negação, podcast que descobri há pouco tempo e que é ótimo!

    @D.L. Seja bem vindo, amigo! Nós também somos amantes DE podcast, mas tem de ter qualidade, se não tiver, passamos a desprezar UM podcast. Eheh… Esperamos te-lo aqui mais vezes!

    @Ony2005 Obrigado pela audiência, velho amigo!

    @BarbaraGóes Obrigado pelos elogios! :) Agora fiquei curioso… qual é o tema do seu TCC?!

    @LeonardoBob Fala, gaúcho! Acabei de descobrir que ainda não te seguia no Twitter… #absurdo
    De fato, falei pouco. Eu estava aprendendo e me deliciando com o papo, preocupado com o tempo e em fazer todo mundo falar… rs. Obrigadaço!

    @Willtage é uma ideia que já estava nos nossos planos. Só não tinha acontecido ainda porque careciamos de um crescimento na audiência, o que vem ocorrendo gradativamente. Vai chegar o momento. E logo. Obrigado pela dica e por nos mostrar que já estamos perto disso!

    Galera, obrigado a todos pelos feedbacks e lembro que vocês estão concorrendo ao exemplar lacrado de A Sociedade do Anel. Boa sorte!!!

    Abs,
    Marcelo Salgado, 30
    Osasco/SP
    :P

  22. Helena Sousa says:

    Marcelo,

    valeu sobre “os palavrões” .. :)

  23. Almighty says:

    Essa continuação foi antológica. Fiquei até triste quando terminei de ouvir, eu queria mais 3 horas de conversa!
    Parabéns a todos os podcasters que participaram (inclua-se nessa, Marcelo e Isabela), admiro muito todos vocês. Sempre dão feedbacks respeitosos aos ouvintes, mantém uma qualidade técnica muito boa em seus respectivos podcasts.
    Acho que o formato atual do podcast se manterá por muitos anos, afinal, existem programas de TV que tem o mesmo formato e estão aí até hoje, como o Jô Soares. As pessoas gostam de ouvir outras pessoas conversando, então eu acho que a profecia do Jurandir cairá por terra. Vamo apostar, Juras? auhahuahuahuahuahu
    Abraço a todos, e PodCumê (again)!

  24. Oi pessoal do Podcume.
    Ouvi todos os Podcumes, mais resolvi comentar só nesse e vocês são muito legais, ri bastente com os casts (o baguilinho bom de ouvir hahaha).
    O primeiro que escutei foi da entrevista com o Fábio Barreto do SOS Hollywood, depois comecei a ouvir desde de o primeiro e o que mais me surpriendeu foi o do “Jazz”, eu quase não ia escutar mais ficou perfeito, Daniel Daibem explico um conceito novo sobre o jazz pra mim gostei muito.
    Muito bom as vozes dos outros “castrs” aqui no podcume.
    Quase não escutei esse cast também, mais porque pensei que era a parte 1 anda e muito bom o Twittcast do PH “Estou aqui no McDonalds” e os cast não vão acabar por causa deste cast isso pode ser usado como uma “chantagem” para conseguir patrocionio, video cast é legal mais eh muito ruim você está na rua com um ipod olhando pra tela e esbarando em todo mundo.
    O primeiro PodCast que ouvi foi PomoCast do PomodeOuro.com é sobre Harry Potter foi por volta do final de 2007 depois começei a ouvir outros podcast de Harry Potter ate que achei o Aucast do Aurores.com eu relutei para escutar ele mais depois virei fã só que eles param no 3º cast mais sempre que dá escuto eles. Só esse ano eu comecei a escutar o NerdCast, relutei para escuta-lo, mais a sra jovem nerd e a portuguesa são muito “Meu Amor” já escutei todos os cast que tem elas, comecei a ouvir depois que fui no FanMixCon aqui de Campinas onde eles estavam, (agora me arrependo de não ter conhecido eles antes para poder tirar fotas).
    Agora estou viciado em podcasts eu visitos todos os sites que tem cast e vou escutando direto por ele não acino fid (axo que é assim que escreve) gosto de entrar ler o post e depois escutar e se tem outros ja deixo salvo para ouvir depois que acaba o que estou ouvindo.
    Queria muito fazer um cast, mais sozinho acho que ficaria muito limitado para alguns, porque a maioria acha que podcast eh um grupo enorme de pessoas conversando.

    Bom acho que já escrivi bastante e a risada da Isabela no final da primeira parte ta muitoo engraçada, deu um efeito na risada dela que ficou engraçada e legal.
    até o proximo podcume.
    xaus

  25. Primeiro quero parabenizar. Muito bom! Sou amigo do Maikon, e ele sempre me indicou pra ouvir, mas a correria e tals, trabalho, videogame, esposa, videogame, filha, videogame, computador (jogando, claro), videogame…

    Comecei a ouvir, e não consigo para mais. Muuuuuuuito bom mesmo.

    Gostaria de sugerir um pod com o mercado entusiasta de computadores, videogames, pessoas que fazem dinheiro com isso. Seria interessante (para um Nerd). E um também sobre linguagens criadas pelos Nerds para eles se comunicarem entre eles (como lol, rolf, etc). E como isso tem afetado o dia a dia (no meu skype mesmo, tem gente que fala, isso é, FALA, lol o.O).

    Se algum dia precisarem de um doido pra alguma coisa, “tamo” por aí!

    Um abraço a todos, e CAPO! (O Maikon, vulgo Bacon, sabe o que é!).

  26. Putz faltou um e-mail, no post hein, mas de qualquer forma, gostei do programa. Achoq ue o Feedback é muito importante se deve sim valorizar o feedback, ma suma coisa concordo com aquele post polêmico do outro programa, não podemos perder a empolgação caso não haja feedback!

  27. .
    .
    Muito legal a segunda parte e o Salgado conseguiu a gente virar gentlemans, mesmo com todos os palavrões que foram ao ar… HEHE.
    .
    Pessoal do Podcumê, saibam que podem contar comigo, pois virei amigo de todos vocês… Grande abraço!
    .
    .

  28. [...] Podcumê #19 – Podcast, Todos os Podcasts [...]

  29. Segunda parte pra encerrar a conversa foi ótima.
    Só tenho a agradecer ao pessoal do podcumê, ouço vários podcasts por indicação ou participação no podcumê, toda semana tem participantes diferentes, com variedades em assuntos sem virar mistureba.

  30. Almighty says:

    Marcelo, me deixem de fora da promoção do livro. Eu já tenho todos os Senhor dos Anéis. Assim, quem ainda não tem terá mais chances de ganhar =]

  31. davicruz says:

    Muito bom o programa, mantendo o nível da primeira edição.
    Com o “dream team” dos podcasts reunidos, só podia sair coisa boa.

  32. Primeira vez que eu ouço o podcast e adorei ele vou continuar a seguir vocês no twitter para ficar ligado.

  33. Dariofco says:

    Primeira vez que ouço e achei legal….um pouco bagunçado, acho ke deviado ao numero de pessoas, mas vou baixar os episodios mais antigos para eu sacar como é de verdade…….

  34. Leo Luz says:

    Marcelo, muito bom o podcast.

    Sou mais um ouvinte do PodCumê, virei fã do estilo de edição e das brincadeira entre os participantes. O Ep. 18 foi uma aula prática de “O que é podcast no Brasil” e agora vou ouvir a parte 2.

    Novamente, parabéns!

    Leo Luz, 22
    Jornalista e
    Blogueiro do Action Nerds
    (http://actionnerds.wordpress.com/)

  35. Ola galera do Cumecamao. Eu sou João Backlater do Po de Cash, e achei esse episodio fundamental para todos os ouvintes e praticantes do Podcast, estamos iniciando agora na podosfera, e goastaria de dizer q no nosso caso aconteçeu como vcs falaram somos 4 loucos por podcast q começamos a gravar e ta ficando maneiro, um forte abraço

  36. Silver says:

    Inspirador. Algumas confirmações de coisas que fui aprendendo quando ia metendo a cara no mundo dos podcasts, mas é sempre bom ver uma galera mais experiente falando sobre, acaba por dar mais crédito para as idéias que nós iniciantes temos.
    Jurandir é o cara. Acompanho o Rapaduracast até pq sou fã de cinema.
    Muito bom ver algumas pessoas que costumo ouvir reunidas em um só.

    Gostei muito da música do Times They are a Changing do Bob Dylan… Muito bem escolhida e na hora certa.

    É isso aí e “ator bom é o Johnny Depp”! hahahaha

    Um abraço!

  37. [...] da Campus Party – Indicados ao Juri no Premio Podcast 2009 – Piratacast no Site MeuPodcast – Jabour_rio no Podcumê – Porque o Papo Pirata 12 atrasou! – Site com músicas gratuitas – Dr. Pepper que ilustra o Cast [...]

  38. [...] PODCUMÊ #19 – PODCAST, TODOS OS PODCASTS [...]

Comente!